79 996381197

NO AR

FASE EXPERIMENTAL

tvcaju.com

Brasil

Coluna Radar

Por César Cabral

Publicada em 15/09/24 às 10:20h - 7 visualizações

por TV Caju


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Foto: Acrísio Siqueira)
O que é isso, companheira? 

Uma auditoria do MEC (Ministério da Educação) afirma que Macaé Evaristo, nova ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, deixou sem explicação um rombo de R$ 177,3 milhões aos cofres públicos. Os recursos do ministério foram destinados pela pasta em 2016 ao governo de Minas Gerais, para a compra de merenda escolar. À época, Macaé Evaristo era secretária de Educação do governo de Fernando Pimentel (PT). Segundo o processo, ela não conseguiu comprovar para quem repassou o valor milionário. Como responsável pela gestão dos recursos, não tomou providências para a correta aplicação do seu uso. Se o relatório dos auditores for aceito pelos ministros do TCU, ela pode ser condenada a devolver o montante acrescido de juros. 

Tragédia anunciada

O Juiz Eleitoral da Comarca de Nossa Senhora do Socorro, Dr. José Antônio de Novaes Magalhães, julgou procedentes os argumentos constantes na Ação de Impugnação contra a candidatura da deputada Carminha Paiva (Republicanos), à prefeita, de que ela vive maritalmente com o atual prefeito, Padre Inaldo. Na sua decisão, o magistrado diz que “o convencimento deste Juízo é que o casal vivia como se casados fossem, existindo provas robustas de que a convivência entre a impugnada e Padre Inaldo foi pública, contínua e duradoura”. 

Tragédia anunciada 2

A decisão do Juiz já era esperada pela maioria da população socorrense, exatamente, pelos motivos óbvios que a fundamentaram. O relacionamento entre ambos é público e notório, sendo, portanto, difícil de ser contestado. O Padre Inaldo, que sempre se achou com um rei na barriga, agora está com essa bucha no bucho, que, certamente, já está lhe causando enorme indigestão. Dificilmente irá achar um purgante jurídico capaz de evacuar o bolo fecal produzido por ele mesmo. Excesso de soberba, às vezes, dá nisso!

General Maynard

O prefeito Valmir de Nira (PSD), de General Maynard, cujo município fica encravado na zona canavieira de Sergipe, queria dar uma de coronel de engenho colocando um filho de criação como candidato à sua sucessão municipal. Entretanto, a Juíza Andréa Caldas de Souza Lisa ao julgar uma Ação de Impugnação de Registro de Candidatura contra Marcones Melo de Souza Santos, filho adotivo do prefeito, decidiu pelo indeferimento da sua candidatura e deu prazo de 10 dias para que o partido apresente um substituto. 

Prazo apertado

De acordo com a Lei, o partido tem até 10 dias para escolher um novo candidato(a), mas tem que apresentá-lo à Justiça Eleitoral no prazo de até 20 dias antes da eleição, prevista para 6 de outubro. Nesse caso, o tempo urge e o de Nira terá que passar sebo nas canelas pois o pedido de registro da candidatura do substituto junto à Justiça Eleitoral terá que ser efetuado até amanhã, segunda-feira, 16 de setembro, exatos 20 dias antes da eleição. Por enquanto, General Maynard tem apenas dois candidatos: Alyson Andreoly, Gordinho, (PP) e Acássia Sobral (PT).

Festa em Capela

Aliados da prefeita Silvany Mamlak (UB), de Capela, soltaram enorme quantidade de fogos, ontem (14), para comemorar a decisão do TRE-SE que, reunido em Sessão Especial, decidiu, de forma unânime, reformar a sentença da 5ª Zona Eleitoral, deferindo o registro de candidatura do ex-secretário municipal de Obras, Carlos Milton Mendonça Tourinho Júnior, mais conhecido como Júnior de Dr. Carlos Milton, que concorrerá ao cargo de prefeito nas eleições de 2024, pelo MDB. A festa, que teve bacamarte, buscapé, meladinha  e muito rojão, terminou agora há pouco. Eita povo festeiro, esse de Capela!

É pau pra todo lado

Faltando apenas três semanas para as eleições, os três candidatos da base governista à prefeitura de Aracaju estão, praticamente, disputando uma vaga para o segundo turno, de acordo com quase todas as pesquisas realizadas ultimamente. Apesar de haver pesquisa para “todos os gostos” (ou todos os gastos), a priori, Yandra Moura, Luiz Roberto e a Delegada Danielle aparecem, de forma constante, nas segunda, terceira e quarta colocações, com algumas variações de acordo com as diferentes amostragens. Como Emília Corrêa segue firme em primeiro lugar, seja qual for a pesquisa, a disputa acirrada pelo segundo lugar parece ser o combustível que está movendo essas três candidaturas governistas.

É pau lá e cá

Por conta disso e diante da exiguidade de tempo, os marqueteiros desses três concorrentes resolveram acender o fogo amigo (ou quase amigo) para detonar a “concorrência” e minar a caminhada dos “amigos” adversários. Como a eleição é logo ali, a turma do marketing tem exagerado nas doses, uma vez que, no bom sentido, cada um deles parece dispor, apenas, de uma única bala de prata. Assim sendo e sem tempo a perder, o tiro tem que ser certeiro. Quem errar o alvo pode ficar fora do segundo turno. E se o tiro sair pela culatra, nem é bom pensar!

Cobra criada

O vereador e suplente de deputado federal Nitinho Vitale (PSD-SE), é candidatíssimo a vereador de Aracaju. Veterano na Câmara Municipal, foi  presidente da Casa por três legislaturas seguidas e por não poder se candidatar pela quarta vez, decidiu apoiar (e eleger) o atual presidente, Ricardo Vasconcelos, para o biênio 2023/24. Eleito vereador pela Rede em 2020, Ricardo aproveitou a janela de 2024 e migrou para  o PSD, partido de Nitinho. Como ambos vão disputar a reeleição na mesma raia, a vitória de um pode atrapalhar o sucesso do outro, dependendo do desempenho eleitoral de cada um. O criador e a criatura vão estar frente a frente, disputando o mesmo espaço e cercados de, pelo menos, uns quatro concorrentes de peso. A rapadura é doce, mas não é mole.

Tudo em nome de Jesus

O Tribunal de Justiça do Estado confirmou a condenação do prefeito de Cristinápolis, Sandro de Jesus, e de seu vice, Zé de Alaide, por envolvimento em um esquema de corrupção que desviou R$ 5 milhões dos cofres públicos da prefeitura. Desse montante, um milhão de reais teria sido desviado pelo prefeito para a construção de uma mansão, onde reside com a família, em Cristinápolis. As contas e os bens do prefeito e do vice-prefeito estão bloqueados, bem como uma Casa Lotérica de propriedade da primeira-dama, Tatiane de Jesus, que foi usada para lavar parte do dinheiro desviado.

Candidato Denorex

Em todas as eleições existem (quase sempre) candidatos que são impugnados pela Justiça a poucos dias do pleito e, mesmo assim, continuam fazendo campanha como se, na verdade, ainda fossem. Essa manobra leva, muitas das vezes, a iludir o eleitor que acaba tendo o seu voto anulado por ter votado em candidato inexistente, apesar de ainda aparecer o nome e a foto na urna, por falta de tempo para a devida retirada. Cuidado! Na hora de votar, fique atento pois tem gente que parece que é, mas não é!

Crescimento latente

A coordenação da campanha de Luiz Roberto não tem mais dúvida do seu crescimento junto ao eleitorado aracajuano. A conclusão se baseia nos ataques que o candidato a prefeito da capital vem sofrendo de adversários diretos e de parte da imprensa ligada a outros concorrentes. Esse caso sintomático foi motivo de análise e comentários feitos nos bastidores ao longo da semana passada, por analistas que foram contratados para fazer a leitura das movimentações políticas para o grupo governista. 

Justa homenagem

Amanhã, segunda-feira (16), a Assembleia Legislativa outorgará, “in memoriam”, a Medalha do Mérito Parlamentar ao engenheiro agrônomo e ex-prefeito de Boquim, José Trindade, técnico e pesquisador bastante qualificado que durante muitos anos chefiou a Estação Experimental de Boquim, dedicando-se à pesquisa e melhoramento da citricultura sergipana. Como prefeito, foi um grande gestor, sério e capaz.

Boa lembrança

A homenagem, de autoria do ex-deputado Jorge Araújo, chega no momento em que o governador Fábio Mitidieri (PSD) anuncia que irá reeditar a outrora tradicional Festa da Laranja, que anualmente se realizava em Boquim, reunindo pesquisadores, produtores e empresas do ramo agrícola, sendo considerada como um dos mais importantes eventos do país. 

Não façam de conta

Os candidatos a prefeito e a vereador tiveram prazo até a última sexta-feira (13) para fazer o encaminhamento da primeira parcela da prestação de contas parcial de campanha. A documentação tinha que ser entregue no Sistema de Prestação de Contas do TSE contendo todas as movimentações financeiras do início da campanha até o dia 8 de setembro. Convém salientar que a não prestação de contas ou prestação deficiente podem trazer sérios transtornos para os candidatos, inclusive gerando inelegibilidade. Para ganhar a eleição, o candidato precisa de um bom contador de votos que entenda, também, de contabilidade financeira.

Parabéns pra você

O irrequieto Renato Brandão completou aniversário na última sexta-feira, 13 de setembro, e comemorou a data com uma reunião de amigos realizada no 12 Tênis Clube de Propriá. Renatinho trabalha incansavelmente pela eleição do sobrinho João Paulo, a vereador, e pela reeleição do prefeito Valberto Oliveira (PSD). Mesmo com a saúde debilitada, continua respirando política 24 horas e aposta todas as suas fichas na eleição dos seus candidatos preferidos.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Qual dessas Redes Sociais voce acessa?

 Facebook
 Instagram
 Twitter
 Youtube







.

LIGUE E PARTICIPE

79 9 96381197

Copyright (c) 2024 - TV Caju